quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dietas e emagrecimento

Não faltam dicas do que fazer para manter o peso, mas, dificilmente, as pessoas que se submetem às inúmeras estratégias se comprometem a mudar seus comportamentos alimentares.

Lidamos com a perda de peso da forma que nos é conveniente, testando as dietas da moda, consumindo chás e tomando medicações. Atitudes como essas, porém, são saídas fáceis e, na maior parte das vezes, ineficazes.

Com tantas informações contraditórias a respeito da perda de peso, fico pensando o que acontece com tantas pessoas que continuam buscando soluções milagrosas ao invés de enfrentar suas dificuldades em relação ao peso.
Sabemos que a obesidade é uma doença que vem crescendo assustadoramente no Brasil e no mundo. Tal crescimento é apenas uma das provas de que o sobrepeso não é resolvido por meio de chás ou dietas milagrosas, que podem trazer sérias consequências para a saúde ou ocasionar o famoso efeito sanfona.

Desta forma fica claro que obesidade é uma doença séria e que necessita de ações profissionais para trazer resultados satisfatórios. Cabe a cada indivíduo refletir e escolher o caminho mais assertivo.

Os profissionais das áreas relacionadas estão se atualizando constantemente em busca de informações e estratégias que possam auxiliar quem quer perder peso ou mesmo que precisa alcançar um corpo mais saudável.
Neste contexto, algumas informações - até conhecidas por grande parte das pessoas - acabam ignoradas, mesmo sendo de extrema importância, por levar ao único caminho conhecido e seguro. Veja algumas delas:

1. Procure um nutricionista que possa criar uma dieta equilibrada de acordo com seu peso, nível de atividade física e altura. Somente esse profissional tem habilidades e conhecimentos para indicar a melhor forma de se alimentar;

2. Pratique exercícios físicos. Eles são fundamentais para a saúde e também para a perda de peso, além de manter a energia e o bom humor;

3. Anote o que você come, com horários e quantidades. Essa é a melhor estratégia para perceber como está sua alimentação. Desta forma, seus erros ficarão mais evidentes, o que ajuda na hora de corrigir;
4. Aproveite para anotar também os momentos de exageros, detalhando o que você sentiu, como quem estava e o que aconteceu. Anotar é uma forma de deixar concreto o exagero praticado;
Se você ainda está disposto a emagrecer, deve estar se perguntando o que devo fazer para alcançar este objetivo. CONTINUE LENDO...
5 regras de ouro para a perda de peso

1-) Avalie se você possui algum problema orgânico: considerando que o emagrecimento depende do ritmo metabólico do organismo, é importante que você se certifique de que não possui nenhum problema físico que possa interferir na perda de peso. Um organismo que funciona de maneira correta, deve responder, mais cedo ou mais tarde, aos esforços da reeducação alimentar. Se você perceber que, mesmo com uma alimentação correta e com a realização de exercícios físicos, o emagrecimento não acontece, é hora de consultar um médico para avaliar o problema.

2-) Trate as dificuldades emocionais: o emagrecimento pode ser muito prejudicado pela presença de problemas emocionais. Transtorno de ansiedade, depressão, compulsão alimentar e transtorno bipolar são algumas doenças que trazem grande prejuízo à vida do indivíduo e que têm forte impacto sobre a perda de peso. Todos estes problemas podem ser tratados, desde que um psicólogo ou psiquiatra seja consultado.

3-) Tenha auto-disciplina e constância: o processo de emagrecimento depende da reeducação dos hábitos alimentares e da realização de exercícios físicos. Tudo isto exige uma reorganização da rotina e das práticas diárias. O sucesso destas mudanças depende da auto-disciplina e da constância das atitudes. Sem elas, o emagrecimento não passará de uma simples intenção.

4-) Promova o envolvimento familiar: é importante que a família esteja ciente e contribua com a sua decisão de emagrecer. Obviamente, não é necessário que toda a família adote hábitos semelhantes aos seus, mas ela deve estar disposta a colaborar e facilitar seu processo de emagrecimento.

5-) Saiba perdoar os próprios erros: Ainda que você adote novos hábitos e que se esforce para manter a constância de suas atitudes, é importante que você compreenda que lapsos e recaídas fazem parte do processo de emagrecimento. Se você cometer algum deslize não o encare como uma derrota: tente compensar o excesso com exercícios físicos e volte a se alimentar de forma saudável. Aprenda com os erros e siga em frente!

Com estas 05 regras em mente você poderá transformar em realidade o emagrecimento que tanto deseja!

Quando o assunto é emagrecer, o que não falta é diversidade de opiniões sobre o tema. Ficar sem se alimentar, praticar exercício em jejum, ter uma alimentação pobre em carboidratos e rica em proteínas são assuntos recorrentes. Mas o que é verdade e o que é mito?

Vejamos alguns dos principais mitos e verdades sobre o assunto:

·        Não jantar emagrece

Mito. Ficar um longo tempo sem se alimentar provoca uma diminuição em nosso metabolismo, como se o organismo ficasse mais lento. Logo o organismo tenta se defender disso armazenando mais gordura para estocar energia, o que não contribui para o emagrecimento.

·        Dietas restritivas são eficientes para emagrecer

Mito. Dietas muito pobres em calorias levam a uma deficiência calórica muito grande. Além disso, como são muito restritivas, são difíceis de serem seguidas por muito tempo. Outro ponto importante é que dietas muito restritivas fatalmente levam a uma carência de vitaminas e minerais no organismo. Essas substâncias funcionam como “chaves”, ativando e coordenando todas as reações do nosso organismo, seja de emagrecimento ou de ganho de massa muscular. Portanto, se houver carência desses nutrientes, o processo de emagrecimento pode ficar comprometido.

·        Para emagrecer, devo comer proteínas e carboidratos.

Verdade. Muitas dietas são feitas somente usando proteína, levando em conta o mito de o carboidrato engordar. No entanto, comparando, 1 grama de carboidrato possui a mesma quantidade de calorias que 1 grama de proteína, ou seja 4 calorias. Assim, o que engorda na verdade é o excesso de carboidratos e não o carboidrato em si. Em alguns casos, a dieta somente com proteína é recomendada por um curto período de tempo (7 a 10 dias), mas, logo após esse período, retomam-se, ainda que em quantidades menores, os carboidratos. Para emagrecer, o organismo precisa de todos os nutrientes em quantidade adequadas. Além disso, para serem queimadas, as gorduras precisam do carboidrato, que é a principal fonte de energia do nosso organismo.

·        Existe algum suplemento que emagreça.

Mito. Não há, até o momento, nenhuma evidência científica que realmente comprove a eficácia de um suplemento para emagrecer. Cientificamente, entendemos emagrecimento como perda de gordura. Os suplementos para auxílio no emagrecimento podem ajudar no processo apenas como adjuvantes, como auxiliares no tratamento.
Emagrecer é coisa séria! Um processo de emagrecimento adequado deve combinar atividade física regular e alimentação adequada.
Emagrecer “rápido” pode ser prejudicial para sua saúde, pois pode acarretar perda de vitaminas e de massa magra para o seu corpo. Nunca tome qualquer suplemento sem o devido registro da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Vários desses suplementos sem registro contêm substâncias “ocultas” na fórmula, que podem prejudicar sua saúde.

Procure seu médico/nutricionista, busque orientação! Motive-se...Você é capaz!!!
Projeto Viver Bem

Print Friendly and PDF

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes