terça-feira, 10 de junho de 2014

Tipo corporal



O biotipo possui três denominações, baseados em três componentes primários, relativos ao genótipo do indivíduo que são: endomorfia, mesomorfia e a ectomorfia. Destaca-se que os biotipos são características herdadas geneticamente por cada indivíduo, cada qual com suas características próprias e que devem ser levadas em consideração ao se exigir resultados além dos quais a sua genética permite.
Biotipo e suas principais características



  • Ectomorfo
É naturalmente magro, com baixo percentual de gordura. Possui dificuldade em ganhar peso, quer seja massa muscular ou gordura. Possui uma estrutura óssea estreita, ombros curtos, cintura fina e uma caixa torácica estreita;


Indivíduos com estrutura física ectomórfica são tipicamente conhecidos como aquelas pessoas altas e magras, que geralmente comem bastante, mas não adquirem peso. Dentre as principais características deste biotipo, destacam-se:
  • Menor percentual de massa muscular e de gordura corporal;
  • Estrutura esquelética leve, com ossos estreitos e salientes;
  • Deve comer antes de dormir para impedir o catabolismo muscular;
  • Formato retangular, com ombros geralmente caídos e alinhados com a cintura, que é fina, assim como os pulsos e tornozelos;
  • Possuem metabolismo acelerado e maior dificuldade em ganhar peso, especialmente massa muscular;
  • Mantêm boa resistência física e se adaptam bem a esportes aeróbicos, se cansando pouco, mesmo quando não estão praticando regularmente alguma atividade física. Neste caso, ainda assim conseguem manter um grau de definição muscular, uma vez que possuem pequeno percentual de gordura corporal.
Na maioria das vezes, os ectomorfos praticam a musculação com o intuito de compensarem o déficit de massa muscular que possuem. Por serem mais franzinos, buscam um maior volume corporal.

Observamos que a natureza genética do ectomorfo é gentil ao lhe dar uma boa resistência física e um metabolismo que muitos indivíduos acima do peso gostariam de ter, ainda com o privilégio de comer de tudo sem engordar. Por outro lado, não lhe forneceu a robustez de um corpo dotado de uma melhor estrutura muscular e esquelética. Entretanto, o ectomorfo surpreeende a todos quando dedica-se aos treinos e à alimentação de tal maneira que conseguem adquirir uma invejável massa muscular.

Como possuem metabolismo rápido, o organismo do ectomorfo tende a queimar mais gorduras rapidamente. Sendo assim, este indivíduo necessita ingerir boa quantidade de proteínas e aumentar a sua ingesta calórica. Além disso, nos treinamentos deve buscar aumentar as cargas, realizando um número menor de repetições, não abusando dos exercícios aeróbicos a fim de não sacrificar massa magra.

Dicas para os ectomorfos:
- devem fazer no máximo 30 minutos de atividades aeróbicas diárias, sendo o suficiente para fortalecer o sistema cardiorrespiratório e não perder massa muscular;
- é necessário consumir grande quantidade de calorias para adquirir massa muscular, então a ordem é comer mas com qualidade;
- devem levantar muito peso para poder ganhar massa muscular.
Atividades físicas recomendadas: musculação, ginástica localizada, boxe, body pump, spinning, moutain bike.


  • Mesomorfo
Facilmente pode ganhar e perder peso, quer seja massa muscular ou gordura. Possui estrutura óssea ideal, tem os ombros largos e a cintura estreita, além de uma caixa torácica larga;
Estes indivíduos são mais privilegiados pois possuem, por natureza, uma ótima estrutura corporal, sendo suas principais características:
  • Menor percentual de gordura corporal e maior percentual de massa muscular;
  • Não queimam tanta caloria quanto os ectomorfos e não armazenam gordura como os endomorfos, sendo os alimentos melhores aproveitados para a manutenção muscular;
  • Densidade óssea favorecida;
  • O formato ideal apresentado é o de triângulo de ponta cabeça, com ombros largos e cintura fina;
  • Por terem massa muscular naturalmente mais desenvolvida, geralmente possuem força e se favorecem melhor ainda com os exercícios de musculação, apresentando resultados mais rápidos do que os demais indivíduos. Muitos fisiculturistas que desenvolvem massa muscular bastante expressiva reúnem uma maior quantidade de características mesomórficas.
Os mesomorfos devem buscar o equilíbrio nos treinos, mesclando algumas sessões de aeróbicos para manter a resistência física e o trabalho de força para manter ou aumentar a massa muscular.

Dicas para os mesomorfos:
- devem mesclar musculação com atividades aeróbicas para manter um bom condicionamento físico;
- para definição muscular, devem levantar pouco peso já para aqueles que pretendem aumentar os músculos fazer menos repetições com carga elevada.
Atividades físicas recomendadas: musculação associada a caminhadas, spinning ou corrida, moutain bike, ginástica localizada, atletismo, natação e futebol.
  • Endomorfo
Possui muita facilidade em ganhar peso. É naturalmente pesado, tem os ombros largos, caixa torácica e cintura largas. Apesar de ganhar peso com muita facilidade, normalmente o peso que ganha é mais gordura do que músculo, tendo sempre dificuldade para perdê-lo. Ainda mais dificuldade para perder gordura.
Indivíduos com estrutura biotípica endomórfica correspondem aos mais gordinhos. Suas principais características são:
  • Elevado peso corporal. Mesmo que apresentem quantidade considerável de massa muscular, geralmente esta fica encoberta pela também considerável quantidade de gordura que apresentam;
  • Metabolismo lento, havendo certa dificuldade em queimar gorduras;
  • São fisicamente arredondados, com braços e pernas curtas, cintura larga e abdômen saliente;
  • Tendem a transformar o alimento ingerido em gordura.
O trabalho de um endomorfo na academia tende a focar inicialmente com a perda de gordura corporal, realizando mais exercícios aeróbicos e com maior rigidez na dieta. Entretanto, com a musculação pode-se ao mesmo tempo desenvolver a massa muscular ao mesmo passo que perde gordura. Apesar da massa magra dos endomorfos geralmente estar escondida pela camada de gordura, esses indivíduos possuem mais facilidade em adquirir músculos do que os ectomorfos e quando realizam um bom programa de treinamento e dieta, conseguem obter um excelente resultado.

Dicas para os endomorfos:
- devem dar bastante ênfase e caprichar nos exercícios aeróbicos como natação, caminhadas e corridas;
- exercite mais os músculos inferiores fazendo natação, andando de bicicleta, mini trampolim e exercícios com carga reduzida;
Atividades físicas recomendadas: natação, boxe, caminhadas, corridas, spinning, entre outras.

Na verdade, nosso corpo sempre apresenta as características de mais de um desses biotipos ao mesmo tempo, sendo que um biotipo prevalece em relação a outro. A partir do momento que se observa a quantidade de traços ectomórficos, mesomórficos e endomórficos de um indivíduo, surgem as classificações mistas. Por exemplo, alguém que apresente um maior número de características mesomórficas, depois por um número considerável de características endomórficas e, por fim, um pequeno número de características ectomórficas, é classificado como sendo um endomesomorfo.




Conhecer qual o seu tipo biológico é importante para sua rotina de treinamento, uma vez que a mesma pode ser direcionada de tal forma que leve em consideração as características de cada tipo físico e, consequentemente, contribua para melhorar os nossos resultados.
A busca por um corpo perfeito não é uma tarefa fácil, requer sacrifício, determinação, disciplina e organização. Espero que através desta matéria você consiga identificar o seu tipo físico e tirar um melhor proveito dos seus treinamentos e assim atingir mais rapidamente seus objetivos.

Projeto Viver Bem

Print Friendly and PDF

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes