quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dieta x Reeducação alimentar


No nosso Projeto Viver Bem, acredito que seja de extrema importância explicar a diferença entre dieta e reeducação alimentar.

O conceito de dieta define um regime com restrição total ou parcial de determinados tipos de alimentos. Ela deve ser realizada sempre com prescrição, e costuma ter finalidades como redução de taxas de colesterol, aumento de massa muscular, preparo de atletas para competições etc.

Quando falamos de reeducação alimentar, falamos de uma conscientização de acertos e erros alimentares, para entender os nutrientes que não podem faltar ao nosso organismo, e ao mesmo tempo adquirir o hábito de comer de tudo, mas de forma saudável. E, claro, por toda a vida!

Se você deseja emagrecer, deve introduzir mudanças saudáveis em sua alimentação, que ao longo do tempo tornam-se hábitos. Quando optamos por ser mais restritivos (dieta), assim que chegamos ao peso desejado, por exemplo, voltamos aos velhos hábitos e também aos quilos que foram perdidos.

O corpo precisa de calorias e nutrientes importantes para uma série de funções, inclusive a regulação do metabolismo da gordura corporal, que influencia no próprio emagrecimento.

Outra coisa importante: alimente-se em pequenas quantidades, mas com alimentos de alta qualidade.

Não há mudança de peso sem mudança no comportamento, temos que aceitar que não somos vítimas, não é a comida que nos ataca e sim nós que atacamos a comida.

Motive-se...você consegue!!!



Projeto Viver Bem

Print Friendly and PDF

Reeducação alimentar


Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o "segredo" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona. Mas você sabe no que consiste esse processo?

Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.

Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.

Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.

A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" a sua alimentação:

- Beba de 8 a 10 copos de água por dia;
- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
- Diminua o consumo de sal;
- Inclua alimentos integrais no seu cardápio;
- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;
- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;
- Pratique atividade física regularmente.

A reeducação alimentar é um ótimo aliado do emagrecimento saudável. 

Não caia nessa de fazer qualquer dieta em nome do corpo enxuto. É preciso controlar o peso, sim, mas sem comprometer a saúde. 

Quer emagrecer de forma saudável e sem o efeito sanfona, a reeducação alimentar é uma aliada do emagrecimento saudável. Se esta pronto de verdade para perder peso e não velo voltar depois é muito simples inicie sua reeducação alimentar agora. Além de ajudar na perda de peso, a reeducação alimentar é importante para a saúde de qualquer pessoa.

Não é novidade para ninguém com o dia a dia cada vez mais corrido e uma vida pessoal sempre agitada seja no trabalho ou mesmo no relacionamento com nossos amigos e familiares fazer uma refeição completa e balanceada esta cada vez mais difícil. Por isso mais que normal que quando surge um novo método de emagrecimento, criamos muitas expectativas esperando sempre o sucesso final.

Não adianta pensar em soluções mirabolantes para perder peso ou turbinar o cardápio. Refeições simples e nutritivas requerem disciplina.

Então faça o certo desde o começo. Tenha em mente que comer é para se nutrir e não para se empanturrar. Muitas vezes comemos para preencher um vazio, comemos simplesmente porque estamos ansiosos ou mesmo ociosos, para que você realmente perca peso com saúde esqueça esse tipo de pratica.

O mais importante é saber quais são suas limitações para que você poça traçar metas realistas, para que a frustração não seja obstáculo diante da sua determinação de vencer. Emagrecer aos poucos é a melhor forma de manter o peso em longo prazo, lembrando que dietas milagrosas em sua maioria são muito restritivas e podem em alguns casos podem levar a compulsão alimentar, com isso no final de tudo pode ocorrer o atraso em seu objetivo inicial que é a perda de peso.

reeducação alimentar também passa por um processo de reeducação emocional para que tudo ocorra bem as duas tem que andar lado a lado para que no final o sucesso seja 100% e você realmente consiga perder peso. Pois quanto você inicia uma reeducação alimentar seu maior objetivo é aprender a comer de forma adequada, somente por fome, e sentir-se tranquilo com as escolhas alimentares.

È importante que se policie para que a redução alimentar dê realmente certo. Acompanhe diariamente que tipo de alimento que esta ingerindo, assim será mais fácil tomar decisões na sua próxima refeição.

Dicas que contribuem para uma reeducação alimentar de sucesso:
  • È importante aprender identificar quando se tem fome ou vontade de comer:
Quando sentimos fome temos uma sensação ruim, é como se fosse um nó.Vontade de comer qualquer coisa é quando mesmo depois de ingerimos comida, esta vontade permanece e voltamos à geladeira, ao armário a procura de mais alimento.
  • Aprender a colocar para fora os sentimentos que incomodam:
Tenha em mente que é necessário resolver tudo na hora. "Os famosos engolidores de sapo" engolem junto com a comida aquilo que não conseguem colocar para fora. Uma dica legal é sempre se servir uma vez só, de forma equilibrada e com qualidade.

·                   O planejamento alimentar é importante e necessário:

Estabeleça um dia da semana para fazer suas compras. Faça uma lista de alimentos magros, adequados ao seu processo de emagrecimento. Organize seu armário, não armazenando alimentos que nos fazem perder o controle ou que aumentem a nossa quantidade de calorias diárias sem necessidade.

Agora que você aprendeu um pouco sobre reeducação alimentar, pratique!

IMPORTANTE: As informações aqui fornecidas são meramente educativas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. 


Projeto Viver Bem.

Print Friendly and PDF

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes