segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dia do Lixo: Correto ou Incorreto?

Entre alguns atletas, uma prática é muito observada e, ainda, aprovada por alguns nutricionistas: esta é o Dia do Lixo. 

O dia do lixo, falando de uma maneira simples, é um dia que você foge da dieta e ingeri uma quantidade maior de calorias ou come tudo o que tem vontade, e isso inclui doces, massas, frituras e tantas outras coisas que são proibidas durante a dieta de perda de gordura.

Existe uma explicação para esse dia, não somente para o prazer, mas para a diminuição da gordura também. Vamos conhecer, então, em quais aspectos poderíamos nos beneficiar na perda de gordura ao realizar o dia do lixo?

Alguns especialistas afirmam que durante uma dieta muito rigorosa os níveis de leptina (agente regulador de fome e metabolismo do organismo) caem, com isso, você queima menos calorias. Outra reação do organismo é a homeostase, que ocorre com o organismo devido à manutenção da mesma dieta por muitos dias. 

Ou seja, no início da dieta emagrecemos bem mais rápido, porque perdemos muita água acumulada. Além disso, estipula-se uma ingestão calórica para chegar ao peso que se deseja. Quando você chega nesse peso, na maioria das vezes, é necessário mudar a porcentagem de calorias ingeridas, para diminuir ainda mais seu peso, e assim progressivamente.

No intuito de diminuir ainda mais o total de gordura no corpo, diminui-se ainda mais a ingestão de calorias. É aí que o corpo começa a agir. Ele desacelera seu metabolismo, que, até então, estava alto. Esse procedimento acontece somente para proteger o organismo. Isso ocorre porque você está ingerindo uma quantidade muito baixa de calorias. Para manter as reservas, ou seja, um pouco de gordura no corpo, somente no caso de diminuir ainda mais a ingestão calórica, o corpo diminui seu gasto energético. É nesse momento que se ouve mais a reclamação: não estou conseguindo emagrecer mesmo com dieta!

O dia de lixo entra para dar um “susto” no organismo, mostrando a ele que caloria é o que não falta, e que ele pode continuar com o metabolismo rápido de antes. Com a ingestão de uma grande quantidade de calorias, o organismo percebe que pode retornar ao metabolismo mais rápido, pois não corre o risco de acontecer alguma fatalidade.

Entretanto, existe o jeito certo e melhor de fazer o dia do lixo. Muitas pessoas acreditam que o dia do lixo dura o fim de semana todo, mas não é bem assim. Para realizar um dia do lixo correto, é bom programar corretamente. Normalmente, o dia do lixo deve acontecer entre sete e dez dias e dura somente um dia, nas suas refeições programadas (não o dia todo – não precisa passar o dia todo comendo).

Para conseguir os melhores resultados, não é necessário fugir completamente da sua dieta para fazer seu metabolismo acelerar. Uma ótima dica é usar sua dieta como ajudante. Ao invés de comer muitas pizzas, bolos, entre outros, aumente o valor calórico de sua própria dieta, assim como aumentar as porções em suas refeições. Para levar prazer para esse dia, adicione um alimento que você gosta muito, como um doce, após uma de suas refeições durante o dia (esta que estará um pouco mais calórica também).

Esse assunto não é unanime, pois alguns especialista alertam que esse dia pode atrapalhar os resultados do treinamento da semana ou mesmo causar alguns transtornos alimentares.
Mas afinal O DIA DO LIXO: VALE A PENA FAZÊ-LO?

Ao invés de se fazer uma dieta duas semanas de forma ininterrupta e na terceira semana abandonar todo o trabalho por causa da lasanha ao molho branco da avó, o mais prudente é colocar regras nisto. 

Sem dúvida, um dos grandes vilões da maioria dos programas de redução da gordura corporal, são os famosos beliscos. O indivíduo todo santo dia vai lá e come algum docinho ou salgadinho que não estava em sua dieta, mas em sua concepção isto não lhe trará nenhum problema, afinal, é só um! Porém, o que ocorre é que nosso amigo gordinho não consegue ter grandes resultados, pois seus beliscos vêm tornando-se cada vez mais frequentes. Nestes casos bem típicos, o mais comum é por a culpa na tireoide, na academia ou no nutricionista. 

Uma das formas de resolver este problema é sem dúvida, estipular UMA REFEIÇÃO na semana, normalmente o Sábado ou o Domingo, no qual o indivíduo possa comer o que quiser, logicamente, SEM GRANDES EXAGEROS. 

Devemos ainda deixar claro, que liberar a dieta, não significa comer feito um louco, mas sim ingerir algo em torno de 500 - 1000 calorias adicionais, o que para um ser civilizado, certamente já será o suficiente. 

Cuidado! Obviamente, tudo irá depender do seu objetivo. Se você deseja um físico realmente impressionante, com um teor de gordura bem baixo, terá de mais restrita e sem deslizes! Caso você já se encontre com um físico dentro dos seus padrões desejáveis, seja mais flexível, podendo se dar ao luxo de escapar um pouco mais...

Dieta significa um estilo de vida, e quando adequamos a nossa alimentação de uma forma saudável através de um bom programa alimentar isso se torna realidade.

Existem muitas controvérsias acerca dessa prática, sendo que para alguns é algo simplesmente inaceitável e para outros é algo imprescindível. Para quem se submete aos rigores da dieta emagrecedora, é preciso estar atento e saber quais são os prós e os contras que o dia do lixo oferece.

E então, o “dia do lixo” ainda existirá pra você? 

Consulte seu médico e um nutricionista para fazer corretamente o dia do lixo. Assim, você poderá tirar proveito duplo desse dia, tendo prazer ao comer e diminuindo sua porcentagem de gordura.

Projeto Viver Bem


Print Friendly and PDF


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes