sábado, 14 de junho de 2014

Minhas lutas e minhas vitórias

Meu nome é Ana Lúcia, tenho 34 anos e sou a idealizadora do Blog. Nunca fui gordinha, sempre fui muito magra, ao ponto de tomar remédios para engordar. Mas durante e depois da minha gestação eu comecei a ganhar peso, cheguei aos 83 kg. No inicio eu me escondia atrás das desculpas da gravidez, mas é claro que não podia continuar com essa mentira a vida inteira.

As  pessoas que estavam ao meu redor, no trabalho, no cursinho e amigos começavam a trilhar o triste caminho das perguntas e afirmações que incomodam: você tá gravida de novo? menina, engordasse demais depois da gravidez! entre outras... fora a cobrança que você mesmo faz, principalmente quando se olha no espelho.

Fiz varias tentativas de perder peso, dietas da moda, remédios caseiros, remédios proibidos, dietas malucas, mas sempre voltava a engordar e com certeza prejudicava ainda mais minha saúde.

Na ultima tentativa perdi 13 kg em 5 meses, faz quase 1 ano isso, com dieta e malhação, mas o problema foi quando cheguei ao meu objetivo parei a dieta e a malhação, ai você já sabe o resultado, engordei  tudo de novo.

É bem difícil e doloroso esse processo, só sabe quem passa por ele, mas eu tinha  que tomar uma decisão, uma ATITUDE!
Se não nos sentimos bem com algo, se não estamos felizes, temos o dever de mudar ou pelo menos lutar para alcançar o nosso objetivo.

E foi isso que fiz! Procurei uma Nutricionista, me matriculei em uma academia e principalmente me dediquei e mantive o foco. Em 5 meses já tinha perdido 21kg!






Não foi um remédio milagroso que tomei, foi muita vontade de mudar minha história, de passar de coitadinha para dona da minha vida, da minha vontade.

Hoje aprendi que para se manter saudável é necessário aprender a comer, manter o corpo ativo e priorizar as coisas saudáveis em todos os níveis da vida

Agora estou no processo de manutenção de peso e ganho de massa muscular. Acredito que para pessoas como eu que tem o metabolismo mais lento e uma facilidade “agora” de engordar, esse novo ritmo de vida devera se manter sempre, para não haver um retrocesso.

As pessoas me perguntam se eu passo fome e aqui nesse Blog quero mostrar que podemos e devemos viver normalmente, sem excessos, optando apenas pelas coisas mais saudáveis. A comida não pode ser o centro da nossa vida, ela deve estar aonde merece, como parte essencial para nos mantermos, como combustível para queimar em nossas outras atividades diárias.

Espero que minha historia te incentive a mudar a sua!
Participe do Projeto Viver Bem, ele foi criado como uma ferramenta que encontrei para continuar firme nessa luta!

Estou muito feliz ... e digo: quando você quer você consegue!
Sabe por que,  "A distancia entre o sonho e a conquista, chama-se ATITUDE"!

Peso inicial: 81 kg
Meta: 60 kg
Altura: 1,60 cm
Peso atual:  59 kg
Tempo: 5,5 meses

Projeto Viver Bem



Print Friendly and PDF

Legumes para a semana inteira


De acordo com o guia alimentar "pirâmide alimentar" recomendado pela Organização Mundial da Saúde, todos os dias deve-se comer de 4 a 5 porções de hortaliças. Verduras e legumes compõe este grupo alimentar.

A denominação legume se dá quando as partes comestíveis são os frutos, as sementes ou as partes que se desenvolvem na terra, exemplos mais comuns: abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, chuchu, abóbora, maxixe, nabo, brócolis, couve-flor, etc.

Os legumes fornecem vitaminas, minerais e fibras, pode-se destacar a vitamina A, C e as do complexo B, e os minerais cálcio ferro, potássio e magnésio. Já as fibras você encontra as solúveis e as insolúveis.

De forma geral todos os legumes possuem poucas calorias. Devido às fibras presentes, os legumes ajudam no trânsito intestinal, e por conter compostos funcionais, ajudam a prevenir doenças e combater o envelhecimento.

Categorias de Legumes
De acordo com a parte da planta que é consumida e as suas características, existem várias categorias de legumes.

Os legumes secos são aqueles que são consumidos quando as sementes são colhidas na maturidade. Este legumes secos são representados principalmente por leguminosas: feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja.

Os legumes frescos ou verdes podem ser distinguidos de acordo com o órgão da planta em que são colhidos:
  • Legumes - folhas, A alface, por exemplo, é um legume no qual se come a folha, mas existem outros como o espinafre, a couve, o aipo.
  •  Legumes - Caule, comem-se partes do tronco, exemplos são: os aspargos, brotos de bambu, alho, cebola, etc.
  • Legumes – flores,  comidos como inflorescências ou botões florais: couve-flor, brócolis, alcaparras e a alcachofra.
  • Legumes -  Raízes: beterraba, cenoura, nabos, rabanetes, etc. 
  • Legumes de fruto, comidos como um vegetal, mas é o fruto no sentido botânico: berinjela, abacate, pepino, picles, abóbora, abobrinha, quiabo, melancia, azeitona, melão, pimenta, pimentão, tomate etc. Para esta categoria pertencem também as vagens são colhidas antes da maturidade: ervilhas, feijão verde ... 
  • Legumes utilizados como erva, utilizadas como condimentos: cebolinho, louro, salsa, etc. 

Qual a melhor forma de preparar os legumes
Após a compra, os legumes devem ser higienizados e armazenados sob refrigeração. Quando possível consuma o legume cru, pois uma grande quantidade de fibras e vitaminas pode ser eliminada durante o preparo e cozimento. Mas, por outro lado é importante ter uma maior preocupação com que o que é consumido cru, pois não sofrerá o processo térmico, onde se pode eliminar microrganismos, por isso quando for consumir os legumes crus, lave-os e higienize-os adequadamente.

Quando a opção for cozinhar ou refogar, durante a cocção, evite altas temperaturas e um tempo de cozimento prolongado, para que não haja perda das vitaminas hidrossolúveis.
Se possível, cozinhe os legumes com casca, inteiros ou em pedaços grandes, para minimizar a perda de nutrientes. De preferência, descasque no momento do consumo, assim você também terá menos perda sensorial (cor, cheiro, aparência). Cozinhar a vapor é a melhor forma para manter o valor nutritivo dos legumes.

Se você higienizou os legumes adequadamente antes de cozinhá-los, não despreze a água que restou da cocção, utilize-a em outras preparações, como sopas, no cozimento de arroz, massas, feijão, etc.

Agora vou mostrar como eu faço os meus legumes para a semana inteira, como meu tempo é corrido e para não haver desculpas que eu não comi porque não deu tempo fazer.


Eu lavo, corto a gosto e separo porções para a semana, eu coloque em saquinhos, pode colocar também em potes.

Outras sugestões para inserir são tomates pequenos, milho verde, repolho... fica uma delicia!!!

Como temperar/servir: Fica ao seu gosto, pode ser sem nada mesmo, só os legumes, pode ser com um fio de azeite, com orégano, limão, salsinha, ervas a gosto, molhos caseiros, receitas especiais... como queira, só não pode deixar de acrescentar na alimentação.

Projeto Viver Bem

Print Friendly and PDF

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes